Março 2020

Hari Om Hoje,

Atualmente, quando passamos mais tempo em nossas casas com a família ou sozinhos, vem a pergunta "O que eu faço o dia inteiro?" e “Como passo meu tempo construtivamente?”.

Este período de reclusão é uma oportunidade de ouro para refletirmos sobre como vivemos, o que queremos na vida e como podemos melhorar a nós mesmos e nossos estilos de vida agora e no futuro. É uma chance de adaptar um estilo de vida espiritual yogi e criar uma boa estrutura para o dia. Isso pode ser conseguido vivendo nossas rotinas diárias normais, com foco em:

  • Adquirir boa saúde física para impulsionar o sistema imunológico;
  • Bom equilíbrio mental e emocional para manter clareza, felicidade, harmonia, contentamento, positividade e criatividade;
  • Desenvolver uma cultura espiritual na vida.

Swami Sivananda Saraswati diz: Agora é o momento perfeito para semear um pensamento, colher uma ação, semear uma ação, colher um hábito, semear um hábito, colher um caráter, semear um caráter e colher um destino.

Para alcançar o que precede, é necessário desenvolver a idéia de sanyam. Sanyam significa literalmente restrição, mas também indica um processo pelo qual todas as dimensões da personalidade e estilo de vida humano são equilibradas e embelezadas. Um estilo de vida yogi é baseado no sanyam, junto com um esforço contínuo para melhorar e fazer melhor.

Será um momento de mudança positiva para todos nós se nos aplicarmos. Se pudermos reconhecer e aceitar nossas falhas, e ver nossas contribuições positivas e solidárias aos problemas que enfrentamos. Nós, como indivíduos, podemos mudar nosso estilo de vida para viver de maneira mais simples e harmoniosa conosco, com nossa família e amigos e com nossa casa - o Planeta Terra.

Sadhana de Estilo de Vida Yogui

Um sadhana abrangente de estilo de vida yogi está sendo apresentado aqui, projetado para esse período de movimento restrito de casa, e mesmo dentro dela. Você é livre para incorporar um, dois ou mais componentes deste sadhana do estilo de vida à sua rotina diária. Selecione os componentes que você pode seguir facilmente e tem inclinação, ajuste-os com outros compromissos diários. Equilibre suas aspirações familiares, sociais, profissionais, pessoais e espirituais de yoga. Lembre-se de que uma oportunidade como essa é rara; aproveite ao máximo o dia para melhorar e ajustar seu estilo de vida. Conecte-se ao yoga e viva o yoga de momento a momento.

Por favor, lembre-se de que essa NÃO é uma rotina de yoga anti-Corona. O objetivo deste sadhana é melhorar e aperfeiçoar a saúde física, mental e prânica do indivíduo e desenvolver uma imunidade para afastar todas as situações debilitantes futuras.

Por favor, pratique o sadhana do estilo de vida yogui com segurança, de acordo com seu nível de saúde, condicionamento físico e experiência. Mantenha a consciência do movimento físico e da respiração para garantir que você não se esforce nem tensione demais.

NT: A tradução do Programa Viver um Estilo de Vida Yogi foi realizada pela equipe do Ganapati Centro de Estudos e Práticas de Yoga, com o propósito de disponibilizar estas orientações para os interessados no Brasil, com autorização da Bihar School of Yoga.

 

Shaucha e Swasthya

Higiene e Saúde

Foco na higiene pessoal, doméstica e ambiental. Mantenha todas as áreas limpas e prepare conjuntos individuais contendo toalhas, sabonetes, escova de dentes, pasta de dente, conjuntos de barbear e outros itens necessários para o banheiro. Em casa, não incentive o uso comum de sabonetes, toalhas e pastas, cremes, etc. e também conjuntos de xícaras, pratos, colheres, garfos, copos etc. devem ser mantidos separados para cada membro da família. Concentre-se em tornar regular sua prática de asanas, pranayamas, exercícios, meditação etc. para obter boa saúde, imunidade, vitalidade, relaxamento e bem-estar total.

Veja mais no livro Yoga Chakra 2 no site do SYP ou no APP.

Santosha e Aparigraha

Satisfação e Necessidades Mínimas

Observe-se e tente permanecer satisfeito e pacífico em todas as situações e momentos. Cultive o hábito de viver feliz com requisitos e necessidades de conforto mínimos. Não seja ganancioso, inseguro e incerto - pois as restrições de hoje são a liberdade de amanhã.

Veja mais no livro Yoga Chakra 2 no SYP ou no APP.

Kshama e Namaskara

Perdão e Humildade

Gerenciar pressão, irritação e explosões descontroladas de emoções através do perdão. O perdão ajuda a manter uma mente decisiva calma e clara. Desenvolva humildade na fala, interação e comportamento. A humildade é um antídoto para muitas situações relacionadas ao ego, arrogância e raiva.

Veja mais no livro Yoga Chakra 2 no SYP ou no APP.

Danti e Indriya Nigraha

Orientando o comportamento da mente e dos sentidos

Sempre que surgir em sua mente uma ideia, pensamento ou desejo por algo, pergunte-se: Eu quero isso? Eu preciso disso? E separe o desejo fantasioso da necessidade real.

Veja mais no livro Yoga Chakra 4 no SYP ou no APP.

Manah prasad

Presente da Felicidade

Seja feliz e faça os outros felizes. Se você depende de circunstâncias externas para fazê-lo feliz, sempre oscilará da felicidade para a infelicidade. Você tem que buscar a positividade que vem de dentro. 

Veja mais no livro Yoga Chakra 2 no SYP ou no APP.

Desafio do Niranjan

Estenda e viva os momentos de alegria, felicidade, harmonia, humildade e cooperação de alguns minutos a um dia e noite completos - a 24 horas.

Veja mais no livro Yoga Chakra 2 no SYP ou no APP.

Cantos Matinais

early morning chanting

Sadhana de três mantras: De manhã cedo, ao acordar, se possível antes do amanhecer:

  • Breve conversa por Swami Niranjanananda
  • Mahamrityunjaya Mantra x 11 rodadas
  • Gayatri Mantra x 11 rodadas
  • 32 nomes de Durga x 3 rodadas

Os áudios estão disponíveis no site do SYP ou no APP. 

Shatkarmas

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Descrição:

  • Neti - a cada três dias;
  • Kunjal - uma vez por semana;
  • Laghoo shankhaprakshalana - uma vez por mês;
  • Beba 1 copo de água pela manhã ao acordar com um toque de limão e depois tome banho.

 Veja a descrição detalhada das práticas no livro APMB no site do SYP ou no APP. 

Cânticos diários:

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  • Ganesh Atharvashirsha 1-4 x
  • Hanuman Chalisa 1 x
  • Guru Stotram

 

 

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Cápsula de Asana

Para fortalecer a imunidade, liberar tensões, despertar as forças vitais.

  1. Pawanmuktasana parte 1;
  2. Pawanmuktasana parte 2;
  3. Pawanmuktasana parte 3;
  4. Tadasana;
  5. Tiryak Tadasana;
  6. Kati Chakrasana;
  7. Surya Namaskara;
  8. Shavasana - sempre que necessário.

Nota: Os iniciantes devem praticar apenas os passos 1, 2 e 3.

Asana e pranayama mencionados nesta seção podem ser encontradas no livro Asana, Pranayama, Mudra, Bandha de Swami Satyananda Saraswati no site da Satyam Yoga Prasad ou aplicativos móveis SYP na seção eBooks -> Livros do 1º capítulo -> Asana e Pranayama.

Cápsula de Pranayama

Para fortalecer a imunidade, liberar tensões, despertar as forças vitais.

  1. Kapalbhati - 10 rodadas
  2. Bhramari - 15 rodadas
  3. Nadi Shodhana 1: 1: 1: 1 - 15 rodadas
  4. Respiração iogue profunda - 10 minutos

Asana e pranayama mencionados nesta seção podem ser encontradas no livro Asana, Pranayama, Mudra, Bandha de Swami Satyananda Saraswati no site da Satyam Yoga Prasad ou aplicativos móveis SYP na seção eBooks -> Livros do 1º capítulo -> Asana ae Pranayama.

Dieta

Aprenda a cozinhar e comer refeições caseiras de forma segura e minimamente. Uma dieta yogui é uma dieta natural simples.

  • Café da manhã - torrada, poha, mingau (aveia, semolina) com frutas secas servidas com leite e açúcar.
  • Almoço - superalimento khichari.
  • Jantar - sopas ou daal, chapatis, pão, se disponível, batatas ou legumes disponíveis localmente.

Coisas a fazer e não fazer antes das refeições:

  • A incorporação de mantras ou orações antes das refeições, incentiva a gratidão e o respeito pela comida simples que temos a sorte de ter;
  • Tente se reunir em família por pelo menos uma refeição por dia. Partilhe as experiências um do outro e eleve cada um deles em positividade e alegria;
  • Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas com as refeições;
  • Durante o dia, beba pelo menos seis a oito copos de água.

Veja Janani: Annadwai Pranah: Comida é Prana em eBooks -> Livros do 2º capítulo -> Yoga Ecology and Lifestyle.

Rotina Matinal de Grih Seva Yoga

  • Limpe coletivamente a cozinha depois café da manhã;
  • Coletivamente limpe, arrume e organize quartos, banheiros, sala de estar e casa;
  • Limpe uma área diferente a cada dia com total eficiência e criatividade;
  • Escreva uma lista de projetos para a casa e as coisas a serem feitas e comece a trabalhar na lista;
  • Termine os trabalhos árduos de manhã antes do almoço, enquanto a energia física e mental está alta;
  • Reserve um tempo para participar ativa e eficientemente e concluir suas obrigações profissionais, oficiais, sociais e familiares. Não adie as coisas para mais tarde.

Jardinagem

  • Se você tem um jardim no terraço, um jardim na frente ou nos fundos, um terreno, uma estufa, uma fazenda, cultivar legumes seria um hobby valioso. Mesmo uma pequena horta em um terraço pode fornecer alguns requisitos diários simples, como tomates, limões, ervas, berinjela, pimentão e outros legumes da estação;
  • Cuide e embeleze seu jardim ou terraço. Crie um local onde você deseja gastar tempo. Deixe seu relacionamento com seu jardim e natureza crescer e encontrar paz em sua criação.
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Sahavsana Longo

Descrição da Prática:

Com Swami Niranjanananda Saraswati, em inglês, 12:11 min

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Shavasana com rotação da consciência pelo corpo

Descrição da Prática:

Com Swami Niranjanananda Saraswati, em inglês,  11:10 min

yoga nidra   

 

Yoga Nidra

Descrição da Prática:

  • Descanse após o almoço por 40 minutos e pratique yoga nidra;
  • Ou defina um horário para a prática de yoga nidra diariamente em um horário específico (manhã ou tarde).

Este sadhana tem 30 minutos de duração e ajuda a aliviar o estresse, relaxar, recuperar e recarregar. Use seu sankalpa sabiamente.

  • Yoga Nidra para Iniciantes com Swami Niranjanananda Saraswati, em inglês, 29:39 min.
  • Yoga Nidra Intermediário com Swami Niranjanananda Saraswati, em inglês, 28:59 min.

Você pode encontrar as gravações originais de yoga nidra por Swami Satyananda Saraswati, incluindo yoga nidra para iniciantes, intermediários e avançados, e yoga nidra básicos em mais de 25 idiomas do mundo no site Satyam Yoga Prasad ou nos aplicativos SYP na seção Áudio -> Práticas -> Yoga Nidra.

Desenvolva um hobby como música, pintura, escrita, artesanato e inovações criativas. Existe um poder criativo dentro de todos nós, você precisa descobrir e utilizá-los adequadamente. Agora é a hora. Leia um livro que o inspire e aumente seu banco de conhecimentos interno.

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Refeição noturna

Compartilhe sua refeição noturna juntos. Não compartilhe talheres e pratos. Comece seu jantar com mantras ou orações de gratidão pela comida que você tem sorte cantando os seguintes mantras:

Om Brahmaparnam, Brahma Havir,  

Brahmagnau brahmanahutam,  

Brahmaiva tenaghantavyam,  

Brahmakarmasamadhina..

ॐ ब्रह्मार्पणं ब्रह्म हवि: ब्रह्माग्नौ ब्रह्मणा हुतम्।

ब्रह्मैव तेन गन्तव्यं ब्रह्मकर्मसमाधिना ।।

Após o jantar, tire a mesa e limpe a cozinha juntos.

Swami Satyananda Saraswati diz que a música tem um grande poder. Através de mantras e música, as vibrações ao nosso redor e dentro de nós podem mudar e elevar nosso humor. A música pode nos ajudar a nos tornar mais positivos e criativos. Swami Sivananda colocaria música em todos os seus ensinamentos para elevar, inspirar e nos ajudar a lembrar de suas palavras e sabedoria. Existem muitas gravações de diferentes mantras disponíveis, use-as ao longo do dia. Toque e ouça o stotram Annapoorna e outros mantras, cantos, kirtans, bhajans, stotrams, música clássica, folk e música tradicional enquanto você prepara e cozinha o jantar e / ou mesmo em outros momentos do dia para criar um ambiente positivo e contente no seu lugar. Cante e toque kirtans, stotrams e músicas com a família ou sozinho.

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 Canto diário do Mantra Mahamrityunjaya

O mantra Mahamrityunjaya é um mantra muito poderoso para proteção, força e cura. Ele deve ser cantado 108 vezes ou um mala todas as noites. Tente manter isso como um sadhana diário regular. Se houver apenas um sadhana que você possa manter durante esse período, que seja o japa do mantra de Mahamrityunjaya.

Om Tryambakam Yajamahe Sugandhim Pushti-Vardhanam  

Urvarukamiva Bandhanat Mrityormukshiya Mamritat॥

ॐ त्र्य॑म्बकं यजामहे सु॒गन्धिं॑ पुष्टि॒वर्ध॑नम्।

उर्वारुकमिव बन्ध॑नान् मृ॒त्योर्मुक्षीय॒ मा ऽमृता॑त्।

Nota: A gravação de áudio de Mahamrityunjaya Mantra está disponível no site Satyam Yoga Prasad ou nos aplicativos SYPem Áudio -> Chants e músicas -> Swami Saraswati Niranjanananda -> Early Morning Chanting CD.

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 Mahamrityunjaya Havan aos Sábados

Para aqueles praticantes experientes que conhecem o processo de havan e possuem o treinamento, um havan kund, havan samagri e espaço necessário para havan devem realizar o Mahamritunjaya mantra havan todos os sábados à noite em casa, conforme a tradição de Ganga Darshan Vishwa Yoga Peeth, Munger. Este havan tem o poder de purificar o ambiente interno e externo. Todos os ingredientes utilizados devem ser puros e naturais e o sistema de acordo com o treinamento ministrado no Ganga Darshan Vishwa Yoga Peeth. As cinzas do fogo podem ser usadas no jardim.

Se você não tem o treinamento de como realizar um havan, basta cantar 108 vezes o mantra.

Nota: A gravação de áudio de Mahamrityunjaya Mantra está disponível no site Satyam Yoga Prasad ou nos aplicativos SYPem Áudio -> Chants e músicas -> Swami Saraswati Niranjanananda -> Early Morning Chanting CD.

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 Japa com o Mantra Pessoal

Você pode executar seu próprio mantra pessoal de acordo com o número de rodadas sugerido no momento da iniciação ou usar uma das gravações de meditação todas as noites como meditações diárias. (O mantra japa também pode ser feito em outros momentos, conforme o tempo permitir).

Meditações

  1. Yoga nidra
  2. Ajapa japa
  3. Antar mouna
  4. Revisão do Dia
  5. Análise SWAN
 yoga nidra

Ajapa Japa

Swami Niranjananada Saraswati

Descrição da Prática:

Ajapa japa é uma prática antiga e simples de meditação que envolve a consciência da respiração, mantra e prana nos caminhos psíquicos do corpo. É uma meditação poderosa para acalmar e aquietar uma mente turbulenta e ajuda a acessar aspectos criativos e pacíficos mais profundos de nós mesmos. Ajapa japa equilibra e limpa a mente e os pranas para descobrir nosso verdadeiro potencial. Neste momento em que a mente está cheia de medos e ansiedades, ajapa japa é um bálsamo tranquilizante para acalmar a mente.

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SAHAVSANA LONGO

Descrição da Prática:

Com Swami Niranjanananda Saraswati, em inglês, 12:11 min

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SHAVASANA COM ROTAÇÃO DA CONSCIÊNCIA PELO CORPO

Descrição da Prática:

Com Swami Niranjanananda Saraswati, em inglês, 11:10 min

 antar mouna

Antar Mouna

Swami Niranjananada Saraswati

Descrição da Prática:

Niranjananada Saraswati

Através desta prática de pratyahara, a pessoa se torna consciente dos pensamentos interiores e dos processos de pensamento. Tornamo-nos o observador, a testemunha ou o drashta da mente. Testemunhar é a capacidade de dar um passo atrás e observar pensamentos, reações e condicionamentos. Através da meditação antar mouna, você se vê claramente e pode melhorar ou alterar seus condicionamentos mentais limitadores, restritivos e tamásicos e direcionar a energia mental para aplicações mais eficientes e produtivas. Nestes dias estressantes e cheios de ansiedade, gerenciar a mente e suas respostas é um aspecto valioso da sua vida. Sua vida é o que você vive em sua mente. Essa prática ajudará a reduzir os pensamentos ansiosos inúteis e a trazer pensamentos mais construtivos e positivos. Tudo está ao seu alcance, tudo o que você precisa fazer é se dar o tempo para estar ciente, observar e abandonar as condições que o impedem de se tornar criativo, inovador e feliz.

 reviso do dia

Revisão do Dia

Swami Niranjananada Saraswati

Descrição da Prática:

Samiksha ou Revisão do Dia deve ser feito na cama antes de dormir. Nesta prática, reflita sobre o dia como um filme em retrocesso, desde o momento em que você acordou de manhã até o momento em que vai dormir. É uma revisão para ver como você viveu o seu dia: as ações, reações, comportamento, interações, pensamentos e hábitos proeminentes. Ao revisar o dia, você encontrará problemas ou dificuldades com pessoas ou situações. Por meio dessa meditação, você observa essas situações e analisa como poderia ter lidado com elas de uma maneira melhor, qual poderia ter sido uma maneira melhor e, se isso acontecer novamente, como você poderia trazer mais equilíbrio e harmonia à sua vida. Essa prática é um processo de observar, ajustar e, finalmente, mudar seu comportamento.

Revisão do Dia está disponível no site Satyam Yoga Prasad ou nos aplicativos para celulares SYP na seção Home -> Living a Yogic Programa de Estilo de Vida -> Meditações.

 swan

Análise SWAN

Swami Niranjananada Saraswati

Descrição da Prática:

Sempre que possível, reserve um tempo para escrever em uma folha

  • de papel no 1: o que você percebe e sabe ser suas FORÇAS;
  • de papel no 2: o que você percebe ser suas limitações e FRAQUEZAS;
  • de papel no 3: o que você considera ser sua desejos e AMBIÇÕES para você, sua família, sua vida; e
  • de papel no 4: o que você percebe e sabe ser as NECESSIDADES para você e sua família.

Observe, analise e edite a lista diariamente, sendo sincero consigo mesmo e gradualmente vai surgindo uma imagem interior de si mesmo. Agora pegue uma força e desenvolva-a ainda mais por algum tempo; capte uma fraqueza e trabalhe para convertê-la em sua força oposta e positiva; olhe para uma ambição e realisticamente, objetivamente, analise a ambição para conhecer sua natureza, ela é fantasia e imaginação, desejada, mas não realizável; analise suas necessidades e as oportunidades ou procedimentos para alcançá-las.

A análise SWAN está disponível no livro Water the Roots no site Satyam Yoga Prasad ou nos aplicativos SYP na seção eBooks -> 1st Chapter Books -> Water the Roots.

Nota: As gravações de áudio das meditações desta seção estão disponíveis no site Satyam Yoga Prasad ou nos aplicativos SYP na seção Áudio -> Práticas -> Meditação.

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  • Tome um copo de água antes de dormir;
  • Tente dormir cedo para poder acordar cedo. Isso permitirá que seu corpo e mente descansem e rejuvenescam adequadamente. Os biorritmos físicos se harmonizam com os biorritmos naturais do sol e da terra;
  • Cedo na cama, cedo para levantar, torna a pessoa saudável, rica e sábia.
  • Evite perder horas na televisão tarde da noite ou na internet e nas mídias sociais. Mantenha-se educado e atualizado sobre os assuntos atuais e a situação global, mas evite informações e mídia negativas. Passe algum tempo lendo livros inspiradores, artigos e citações de mestres espirituais e pessoas inspiradoras.
  • A Revisão do Dia deve ser feita na cama antes de dormir.

Swami Satyananda Saraswati previa que o yoga emergiria como a cultura do futuro e guiaria o curso dos eventos mundiais. À medida que a nossa sociedade continua a enfrentar sucessivos desafios, sem precedentes e inesperados, agora podemos ver como suas palavras são proféticas. O yoga fornece a todos os indivíduos as ferramentas necessárias para uma vida saudável, construtiva, positiva e contente. Através do yoga, aprende-se a contribuir para a sociedade de maneira positiva, concentrando-se em nós mesmos e em nosso próprio estilo de vida. Precisamos melhorar a nós mesmos, somente então uma mudança positiva será vista em nossa sociedade. Cada pequena melhoria e cada pequena mudança que se realiza faz a diferença. Toda tentativa que se faz para viver o yoga de momento a momento será sentida por todos, até pela Terra. As infecções podem se espalhar rapidamente, mas também a positividade e sorrisos. O sadhana fornecido a você aqui é um começo e uma maneira completa de se estabelecer na consciência yogui para todos os tempos vindouros. Invista esse tempo para experimentar e viver o yoga momento a momento, você será recompensado para sempre. Sorria e espalhe um pouco de felicidade e alegria ao redor. Yoga é o maior presente para a humanidade; é tão relevante agora como era há milhares de anos atrás.

Hari Om Tat Sat.