Justificativa

De acordo com bibliografia especializada, as características do trabalho do professor tornam esta profissão vulnerável para sintomas relacionados ao estresse, que repercutem diretamente na sua atuação profissional.A Síndrome de Bournout, por exemplo, considerada atualmente como um problema de saúde pública, tem frequência alta entre professores. Também de acordo com bibliografia especializada, fica claro que a resposta encontrada para o estresse e outros sintomas está sendo a medicalização, de adultos e crianças. Ao mesmo tempo em que vemos uma crescente medicalização da vida das crianças e adultos, acreditamos que é fundamental que outras respostas sejam encontradas para lidarmos com os diversos estados mentais e emocionais apresentados pelas crianças e por nós adultos O yoga fornece algumas destas respostas.


A partir da década de 80 do século passado, a prática de determinadas formas de meditação, com origem nas práticas meditativas orientais passaram a fazer parte de projetos terapêuticos voltados para a redução de estresse, dentro da medicina comportamental e vem ganhando destaque da área da saúde e saúde mental. Resultados expressivos em apresentações clínicas como transtornos de ansiedade, estresse, problemas relacionados ao sono, depressão entre outros vem levando inúmeros psicólogos e psiquiatras a estudarem e utilizarem técnicas advindas do yoga em seus projetos terapêuticos.


Da mesma forma que para os adultos, são inúmeros os benefícios de práticas de yoga para as crianças. Técnicas do yoga podem ser utilizadas como uma resposta possível às dificuldades enfrentadas pelas crianças, como agitação excessiva e problemas de comportamento e também como apoio aos professores para lidar com determinadas situações no âmbito escolar.

Objetivo geral

Oferecer ferramentas aos professores para:

  1. Lidar com situações de adversidade decorrentes da sua atuação profissional, incluindo sintomas de estresse, ansiedade, etc;
  2. Auxiliar os alunos para que estes tenham um melhor aproveitamento dos momentos de aprendizagem na escola.

Objetivos específicos

  • Oportunizar aos professores e alunos uma vivência do yoga, incluindo técnicas corporais, respiratórias, de relaxamento, concentração e meditação;
  • Melhorar a saúde física dos professores através de técnicas corporais;
  • Melhorar a auto-estima e auto-confiança dos professores;
  • Diminuir sintomas de estresse, ansiedade, depressão, etc;
  • Auxiliar para o desenvolvimento do equilíbrio emocional dos professores;
  • Instrumentalizar os professores para a aplicação de algumas técnicas provenientes do yoga, com os alunos, em sala de aula.

Benefícios do yoga para crianças

O Yoga leva as crianças a adotarem bons hábitos de postura O Yoga ensina as crianças a respirar de modo correto; O Yoga equilibra o sistema nervoso da criança; O Yoga ativa a confiança interior e aumenta a auto-estima; A prática do Yoga ensina o cultivo da atenção.

Metodologia

A forma de trabalho é realizada em dois momentos distintos:

  1. Práticas regulares de yoga para os professores, uma vez por semana. As aulas são realizadas na escola, após o período do horário escolar. As aulas tem duração de 60 minutos.
  2. Workshops para os professores que estão participando das práticas. O objetivo dos workshops é a discussão e apresentação de técnicas advindas do yoga, para utilização com os alunos, em sala de aula. Os workshops ocorrem uma vez por mês. O andamento do projeto O projeto piloto teve início em março de 2013 em uma escola municipal da cidade de Caxias do Sul. Completamos um ano de trabalho com professores da escola, com resultados que vão ao encontro dos objetivos propostos.

Parceria/Apoio

Este é um dos projetos sociais vinculados e apoiados pelo Satyananda Yoga Center de BH.

Edições do Educando para a Paz

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