“Irritabilidade é o precursor de violentas explosões de raiva. Observe com cuidado para as perturbações no equilíbrio mental. Preste atenção para as ondas de raiva que possam surgir no lago da mente. Acabe com elas, naquela hora e lugar; não lhes permita assumir maiores proporções. Então você vai alcançar a paz.”

Swami Sivananda

“Um pensamento positivo sempre supera um negativo. Esta é uma lei natural. Quando o sol nasce, o nevoeiro desaparece. Quando a luz está ligada, a escuridão desaparece. Se você cultivar qualidades divinas virtuosas, as más qualidades desaparecerão. Coragem se sobrepõem ao medo, paciência supera raiva e irritabilidade, o amor supera o ódio, e pureza supera paixão. Seja mais suave do que uma folha de grama, mais paciente do que uma árvore, e mais tolerante do que a terra.”

Swami Satyananda

“Não-irritabilidade significa não ser molestado ou irritado, mas cultivar a paciência e a tolerância, e não apenas com os outros, mas também com nós mesmos.”

Swami Niranjanananda 

Estou apreensiva por estar irritada. Uma viagem à Índia pode oferecer muitas ocasiões para ficar irritada - mas o dia e a noite transcorreram bem e não pude detectar nenhum sinal de irritabilidade. A causa da irritabilidade está dentro, e não nos trens lotados e motoristas de táxi barganhando por mais cinco rúpias, nem no padrão errático de fadiga e súbitas explosões de energia, resultado de longas horas de viagem.

A não irritabilidade corresponde à ausência de vaidade, fico irritada no momento em que há identificação. Existem três etapas para a irritabilidade: identificação, projeção e reação. Eu me identifico dizendo que isso é meu, então eu projeto que algo pode acontecer comigo ou o que eu acho que é meu e então eu reajo. Conhecer o meu SWAN (pontos fortes, pontos fracos, ambições e necessidades) certamente poderia ajudar aqui, pois poderia impedir qualquer uma das três etapas (identificação-projeção-reação) ou abreviar o processo. Mas o mais importante parece ser a fé, a fé em que tudo é para o melhor. Talvez a lição de todas as ITIES seja essa entrega a 'Seja feita a Tua vontade', talvez esse seja o objetivo, e cada ITIE é outro caminho que leva ao objetivo da entrega.

Estou irritada com a questão do certo e do errado. Existe um absoluto de certo ou errado, por que se identificar com opiniões sobre certo e errado? Estou pensando no ditado Zen: “Não busque a verdade, desista de todas as opiniões”, ou em Hamlet, que coloca desta forma: “... não há nada de bom ou ruim, mas o pensamento o torna assim”. Procuro a ligação entre ausência de vaidade e não irritabilidade - a primeira tinha a ver com a identificação com os próprios pensamentos, palavras e ações, a última com a aceitação de qualquer situação sem julgamento. Estou pensando na teoria SWAN e na necessária revisão do dia todo.

  1. SWAN é um treinamento da consciencia;
  2. SWAN é um treinamento em não identificação e impermanência visto que se vê que (a) uma característica, por exemplo, coragem pode ser uma força um dia, uma necessidade ou ambição em outro dia e que (b) uma pessoa não é nem tem um SWAN; uma pessoa pode ter apenas um SWAN em um dia, mas um diferente no outro. O SWAN de uma pessoa pode mudar de momento a momento.
  3. SWAN é uma ferramenta de autodescoberta; a autoimagem muda, a autoaceitação cresce. SWAN põe em movimento o processo de transformação;
  4. SWAN é comum a todos, o que nos ajuda a compreender e aceitar os outros.

A irritabilidade surge quando Fraquezas (W), Ambições (A) ou Necessidades (N) são tocadas e implicadas. Aqui estão alguns exemplos:

Estou irritada porque W é ignorância, não entendendo a situação, nem as possíveis consequências de minha ação nem minha confusão interior; o A é compreensão, ação correta, compaixão espontânea; o N é para orientação e ajuda.

Estou irritada porque W é impaciência; o A é para perfeição, eficiência.

Estou irritada porque W é orgulho, arrogância; o A é para respeito, cooperação, para 'amor e paz'; o N é para coragem, comunicação e consciência.

Quanto mais houver identificação com a W, A ou N que foi tocada, mais irritabilidade haverá. Portanto, a não irritabilidade implica consciência do próprio SWAN, não identificação com o próprio SWAN e aceitação do próprio SWAN.

Não importa se a irritação dure alguns segundos ou algumas horas ou mais - sempre há tensão, tensão física, tensão muscular e há divisão e separação entre o 'eu' e 'o outro'. A ausência de vaidade era ser a flauta vazia na qual o guru e Deus podem tocar a melodia que escolherem. Não irritabilidade é ir com esse mesmo vazio para outra pessoa. E o humor é definitivamente um ingrediente essencial da não irritabilidade. No momento em que se pode mudar para o humor, toda a irritação desaparece.

Eu sinto que existe um nível externo grosseiro de irritabilidade. Mas além está outra camada. Cada vez que critico mentalmente, desaprovo ou julgo, é uma espécie de irritabilidade; simplesmente não é expresso. Talvez toda negatividade seja irritabilidade; talvez toda vez que houver um "também", seja um sinal de irritabilidade. Quando algo é muito longo, muito quente, muito frio, etc., significa que há irritação e que em algum lugar havia uma ideia, uma expectativa de como deveria ser, e essa expectativa não se cumpriu. Julgamento e não aceitação levam à irritabilidade. Quando a irritabilidade se transforma em irritação, ela penetra no corpo e se transforma em doença? Quando estou doente, não fico mais irritado; em vez disso, fico indiferente à minha situação. Irritabilidade é uma reação de julgamento, não irritabilidade é aceitação e um sentimento de unidade, e indiferença é retraimento e recusa em participar.

Estou observando irritabilidade em diferentes graus expressa de maneiras diferentes - uma rápida olhada no relógio, uma carranca fugaz, um movimento repentino e, claro, todos os tipos de expressões verbais.

Quando uma pessoa exagerou na reação sobre uma ninharia, fazendo uma montanha de um pequeno morro, outra pessoa e eu fizemos muitos comentários e piadas sobre essa explosão desproporcional. No entanto, no que diz respeito à irritabilidade, qual é a diferença entre raiva expressa e crítica oculta? Não é tudo apenas uma questão de grau? A crítica vem sempre mais rápido e fácil do que a compreensão, mas não é menos um sinal de irritabilidade. Talvez a equanimidade seja aceitar porque e apesar das próprias opiniões e sentimentos. A não irritabilidade em uma determinada situação é a ausência de todas as opiniões que possam evocar separação, divisão, um senso de diferença. Mas por que a mente busca a diferença? Essa necessidade de criar diferença é muito irritante. Essa necessidade atua como uma proteção. O senso de unidade é quase como uma ameaça ao ego, que se perde nesses momentos sem diferença, nesses momentos de 'unidade'. Uma mente crítica e irritabilidade são expressões de medo, o medo de perder a identidade? Não irritabilidade é o mesmo que abertura, coragem, fé e confiança?

A não irritabilidade está eliminando todas as possibilidades de diferença e separação. A serenidade é a saída de emergência para qualquer ITIE que deu errado. Kirtan é uma expressão de não irritabilidade, pois cria um sentimento de união. Pela primeira vez, examinei a segunda parte do ITIES. Palavras como imortalidade, infinito, eternidade não significam nada para mim, então pretendo ignorá-las. Eu me ative às 18 ITIES que são materiais, mais tangíveis para se trabalhar. Uma vez que senti que todas as ITIES têm o mesmo objetivo, um senso de unidade, decidi verificar a outra metade da música.

Como uma 'coincidência', Swamiji estava dizendo em satsang: “Falar apenas sobre o objetivo é filosofia, falar apenas sobre o método para atingir o objetivo é um sistema, falar sobre o objetivo e o método é sadhana, o processo transformador. Yoga é sadhana.” A primeira metade da música das ITIES fala sobre o método, a segunda metade sobre o objetivo. Eu apenas olhei para o método até agora, ignorando totalmente o objetivo.

Não irritabilidade é caminhar no fio da navalha entre assistir, aceitar e julgar. Estou ciente da velocidade com que a mente funciona e com a qual me engano. Tenho menos acessos de irritabilidade, mas mais consciência da mente crítica e julgadora. Ausência de vaidade e não irritabilidade são as duas ITIES para as quais não há palavra positiva; não há nada para descrever o estado de ausência de ego de uma forma positiva? Ausência de identificação, o conhecimento do próprio SWAN e a ausência de expectativa são as chaves para a não irritabilidade. Contentamento, o conhecimento de que o que obtenho é o que preciso, a vontade de fazer o que deve ser feito e o humor ajudam a viver a não-irritabilidade.

Cantar os muitos nomes de Deus cria aquele senso de unidade inerente à não irritabilidade.

Fonte: ITIES 7–9: Equanimity, Fixity, Non-Irritability, Swami Yogatirthananda Saraswati (Switzerland)