“Lembre-se que você não pode conseguir coisa alguma se você tem a mente inconstante. Escolha o seu objetivo ou sonho e lembre-se sempre. Nunca deixe-o sair da mente, mesmo por um momento.”

Swami Sivananda

“Deve-se ter fé em coisas mais elevadas. Deve-se ter um objetivo. Isto é muito importante. No momento em que se perde a fé e se esquece do objetivo, se sucumbe à ira, inveja, ganância, paixão ou ilusão.”

Swami Satyananda

“Imutabilidade é ser estável e constante, unidirecional. É uma atitude de total identificação e fusão com o objeto de contemplação. Yoga dá-lhe um fim, e você tem que se identificar com ele. Se em vez você ver tudo em torno do objetivo, a sua consciência pode facilmente ser dissipada e desviada. No entanto, quando você só vê o objetivo, e se concentrar nele, então o mundo desaparece e só você e o objetivo permanecem.”

Swami Niranjanananda

Depois da equanimidade, que se revelou uma ITIE essencial de sobrevivência, a imutabilidade significava dar uma direção à equanimidade, e essa direção é sankalpa.

Eu vi 'Filho do Himalaya' no cinema. É um exemplo maravilhoso de imutabilidade, onde a imutabilidade é essencial para a sobrevivência. Pois se a aldeia e o líder da aldeia não estiverem 100% determinados a obter alimentos para o inverno, a aldeia não sobreviverá. Admirei a intensidade, e pensei que a imutabilidade deve ser vivida com aquela atitude de vida e morte, a meta traçada deve ser alcançada com aquela intensidade.

A doença física é uma distração ou uma possibilidade de sair da vida cotidiana e fixar a mente no objetivo? Sei que existem muitas maneiras de manter a meta viva - agir e trabalhar em prol da meta é apenas uma maneira.

Uma caminhada na bela floresta de outono é uma maneira quase mágica de manter a mente estável; cercada por tanta beleza, nenhuma mente iria querer se afastar dela. As interações cotidianas não são um obstáculo para manter a mente fixa; é uma questão de vontade e prática, de treinar a testemunha. Há dias de total insensibilidade, entregando-se a devaneios, girando um pensamento indefinidamente, dando-lhe várias formas e expressões. Há quase uma batalha entre este pensamento, com seu medo/desejo subjacente, e imutabilidade, com seu objetivo subjacente e fé no sankalpa. Mesmo perdendo a imutabilidade, a batalha revelou diferentes facetas do desejo de reconhecimento e sucesso e do medo da rejeição e do fracasso.

A imutabilidade também é um teste de sinceridade e veracidade. Honestidade absoluta sobre o que se deseja - a teoria SWAN é uma grande ajuda aqui - e agindo com absoluta sinceridade o tempo todo em direção a esse objetivo.

Às vezes, gostaria de ser Sita com sua mente sempre fixada em Rama. Fé inabalável e unilateral sob todas as circunstâncias é imutabilidade. Eu vi como é difícil e como tudo depende da fé: fé no guru e em Deus, fé no sankalpa, fé em (talvez) uma meta de curto prazo que não está em conflito com o sankalpa, fé em si mesmo e em capacidade de alcançar a meta - com a ajuda do guru e de Deus. Sita representa e vive todos esses aspectos da fé.

Além do sankalpa e da fé, estou adicionando um terceiro item, que é um elemento importante para a imutabilidade, a saber, a paciência. Eu precisava de paciência em um dia em que quase tudo deu errado ou de forma indireta. Houve muitos adiamentos, atrasos, novos arranjos que não poderiam ter sido imaginados de antemão. A imutabilidade implica também uma enorme flexibilidade e adaptabilidade para fazer malabarismos com as circunstâncias para se adequar ao objetivo.

Clareza, coragem, paciência e fé são os principais ingredientes da imutabilidade. A serenidade é uma atitude, uma disciplina; equanimidade é a expressão externa disso; regularidade é a disciplina de unir uma estrutura definida com adaptabilidade; imutabilidade é a expressão externa dessa disciplina em direção a um objetivo. Em certo momento, na prática da imutabilidade, há a necessidade de deixar ir e retomar com toda a humildade o princípio de 'seja feita a tua vontade'.

Uma pergunta sempre surge: por que alguns pensamentos e desejos são tão persistentes, por que a mente está fixada neles, por que existem obsessões enquanto, por outro lado, uma meta conscientemente estabelecida é tão difícil de manter? É a força de alguns samskaras, é a força do desejo, é a fraqueza da vontade no momento de estabelecer a meta? Talvez o único objetivo que pode ser alcançado com imutabilidade seja o objetivo de servir; talvez todas as outras resoluções e metas devam estar ligadas ao objetivo do serviço.

Estou tentando equilibrar ação e não ação. Está ficando difícil administrar a turbulência interna com as atividades cotidianas. Arjuna é imutabilidade em ação, Sita é imutabilidade em inação; ambos sabem quando deixar ir e se render sem perder o objetivo.

Tive aula de yoga com dois viciados em drogas. Um veio completamente estressado e sem fôlego e o outro vinte minutos atrasado. No final do yoga nidra, ambos disseram: "Por que não podemos ser assim o tempo todo?" Enquanto falava da necessidade de estresse e tensão, da necessidade de inspirar e expirar e da necessidade de controlar o relaxamento e a tensão, lembrei-me novamente da imutabilidade. O que é necessário é saber quando agir e quando deixar ir. Conversando com os dois jovens, vi como é difícil. Eles estão evitando o desafio de mudar de tensão para relaxamento, optando por apenas um estado - com a ajuda de drogas.

Incrível fadiga de imutabilidade, sinto-me exausto por esta ITIE. É possível, com um esforço consciente de imutabilidade, resolver padrões mentais? A imutabilidade pode ser uma ferramenta para lidar com o SWAN (forças, fraquezas, ambições e necessidades)?

Vejo que paciência e desapego fazem parte da imutabilidade, mas não são a mesma coisa que resignação. A resignação não tem fé e, portanto, é o oposto total de deixar ir. Para ter imutabilidade, a fé deve ser mantida viva.

Estou ciente de que a imutabilidade é a expressão externa da regularidade, equilibrando uma estrutura, um quadro definido com adaptabilidade a eventos e situações imprevistas. É mais difícil para outras pessoas, enquanto a regularidade era muito mais uma disciplina pessoal. A imutabilidade em ação com a mente bem sintonizada e a administração do tempo transformam a vida cotidiana em um agradável riacho, para si e para os demais envolvidos.

De certa forma, estou aliviada que a imutabilidade acabou. Foi um momento difícil, me mostrou o quão inconstante minha mente estava, quanta disciplina eu precisava para me ater a um determinado período e quanta fé em mim mesma, no guru, em Deus, na vida ou no destino. As armadilhas da distração e prevaricação estão sempre presentes e requerem uma mente vigilante e honestidade.

Foram cinco períodos distintos: (i) um tempo inicial de esforço que foi cansativo, (ii) dias que pareciam fluir junto com o sankalpa, cumprindo e atuando com suavidade e sem esforço os objetivos traçados, (iii) um tempo de resignação, de desistência, (iv) um tempo de cair na armadilha da distração, e (v) um período em que a motivação inicial e a concentração tinham que ser mantidas vivas para viver a imutabilidade.

Também a diferença entre as seis primeiras ITIES (serenidade, regularidade, ausência de vaidade, sinceridade, simplicidade, veracidade) e o segundo conjunto de ITIES (equanimidade, imutabilidade, não irritabilidade, adaptabilidade, humildade, tenacidade) está se tornando muito clara. Há ainda menos chance de trapacear, pois o mundo exterior e a vida me devolvem o resultado - sem piedade. A interação com o mundo exterior é, sem dúvida, um desafio adicional.

Eu sinto que qualquer sankalpa ou meta estabelecida está relacionada ao ato de dar, torna a imutabilidade muito mais fácil de praticar. O contexto maior de doação é necessário para manter a imutabilidade. Agir sem expectativas, dar sem expectativas, sem querer resultados, tem sido a chave para a imutabilidade.

Fonte: ITIES 7–9: Equanimity, Fixity, Non-Irritability, Swami Yogatirthananda Saraswati (Switzerland)