quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Conclusão de mais um curso de Meditação no Ganapati

Hari Om!
Ontem, dia 8/11, mais um grupo de alunos finalizou o Curso Prático Introdutório de Meditação.
Cursos de meditação - nível inicial e intermediário - são oferecidos regularmente na escola.


segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Nova Turma na sexta pela manhã

Queridos alunos e amigos,

Estamos abrindo, a partir de outubro, um grupo de Yoga na sexta pela manhã (8h às 9h30). É uma boa oportunidade para quem faz aula uma vez por semana passar para duas, ou para quem está parado retomar as práticas!

Equipe do Ganapati!

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Retiro: Cápsulas de Yoga


Você tem pouco tempo para cuidar de si?
Está dormindo mal ou demais?
Você percebe a sua mente muito agitada?
O seu corpo está tenso e rígido?

O Retiro de Yoga com o tema "Cápsulas de Yoga para o século XXI" é direcionado especialmente às pessoas que desejam incluir práticas de Yoga na vida diária, mas não dispõe de 1h30minutos diários para isso.
As cápsulas de Yoga – compostas de práticas corporais, respiratórias, de relaxamento e meditativas - são ferramentas valiosas que podem ser incluídas em diferentes momentos do dia e proporcionam bem-estar físico, vitalidade, calma e diminuição de pensamentos ruminativos e repetitivos.

O retiro inclui:

Práticas de yoga
Reflexões sobre a filosofia do yoga
Alimentação orgânica e vegetariana

28 a 30 de outubro
Início: 28/10 às 18h30
Término: 30/10 às 14h

Local:
Murialdo Centro de Eventos e Hospedagem
Rua Dante Marcucci, 5335
Fazenda Souza

Informações:
Ganapati Centro de Estudos e Práticas de Yoga
ganapati.centroyoga@gmail.com
54 3536 2348
54 9975 3745

Inscrições: https://goo.gl/forms/nkLhzQG2epbypkS02

Investimento:
R$360,00 até 28/09
R$420,00 até 27/10

O valor pode ser parcelado em até 3 vezes, com último pagamento até 25/10.

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Havan e canto do Maha Mrityunjaya Mantra

Queridos alunos e amigos, no sábado dia 10, às 18h30, faremos um Havan (cerimônia do fogo) e canto do Maha Mrityunjaya Mantra (para criar vibrações de saúde e de paz). Esse é um evento aberto, participe!


quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Novas turmas de Meditação iniciam em setembro



Meditação Kaya Sthairyam: Curso Prático Introdutório em 8 encontros

Kaya significa corpo e Sthairyam quietude. Nessa meditação, o processo de aquietar o corpo é o foco para a mente. A quietude da mente somente se conquista com a quietude física. 
É uma técnica fundamental para evoluir nas práticas meditativas.

O curso inclui posturas corporais preparatórias, técnicas respiratórias e de relaxamento. Inclui também áudios com as práticas de relaxamento e de meditação para serem feitas em casa, entre os encontros.


Havan e canto do Maha Mrityunjaya Mantra

Queridos alunos e amigos, no próximo sábado, dia 13, às 18h30, faremos um Havan (cerimônia do fogo) e canto do Maha Mrityunjaya Mantra (para criar vibrações de saúde e de paz). Esse é um evento aberto, participe!



sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Qual é o propósito do Yoga Nidra?

O propósito do Yoga Nidra varia de indivíduo para indivíduo. Muitas pessoas que sofrem de insônia, o praticam. Percebem que os ajuda a relaxar ao liberar as tensões acumuladas e lhes permite dormir, embora inicialmente seja somente por um tempo curto. Com a repetição da prática, aumenta a duração e a profundidade do sono. A liberação de estresse é um dos aspectos do Yoga Nidra, porém o estresse não é somente mental, também é físico e emocional.

No Yoga Nidra, aprendemos a lidar com o estresse físico. Ao longo do dia, de maneira involuntária, diferentes partes do corpo se tornam tensas e rígidas. Esta tensão na estrutura muscular e esquelética afeta e altera o rendimento dos sistemas nervoso, circulatório, respiratório além de outros sistemas do corpo. No lapso de 24 horas, 99,9% do nosso corpo físico permanece alternando tensões. Esta é uma das causas das moléstias e dores no corpo. Quando estão profundamente concentrados em algo, se darão conta que os músculos do pescoço e da região superior dos ombros se tornam tensos. Cada vez que fazemos algo, determinadas partes do corpo relacionadas com essa ação em particular se tornam tensas, porem não somos conscientes destas pequenas tensões que de vez em quando aparecem. Portanto, a liberação da tensão física é o primeiro aspecto do Yoga Nidra.
O segundo aspecto é que o Yoga Nidra ajuda a liberar tensões mentais. Acumulamos tensões provenientes de nossos pensamentos, do meio ambiente, da família e do trabalho, assim como também de nossa própria interação com nosso intelecto. Afrontar estas tensões mentais é difícil. Não existe no mundo de hoje uma ciência abordar com eficácia a tensão mental. Pode a psicoterapia manejar a tensão mental? A psicoterapia pode fazer tomar consciência de algum tipo de tensão interna, inclusive pode ajudar a determinar a causa da tensão, mas não pode oferecer uma solução. Talvez pensemos que a solução se encontre fora, que mudando o estilo de vida e os hábitos mentais tudo vai mudar. Esta é a teoria generalizada, porem existe outra maneira mais eficaz para o tratamento da tensão mental. Com o Yoga Nidra, as tensões que se encontram bloqueadas são liberadas na forma de símbolos e arquétipos.

O terceiro aspecto do Yoga Nidra tem a ver com os transtornos e desequilíbrios emocionais. Aqui a prática de Yoga Nidra se converte mais em um processo meditativo, um processo de autoanálise e auto-observação. São vistas de maneira objetiva, se tornam conscientes e são liberadas as lembranças de diferentes eventos e experiências emocionais (samskara), as diferentes crises e traumas, a felicidade e a tristeza.
O quarto aspecto do Yoga Nidra é a preparação da consciência para o despertar das faculdades mentais. Aqui se trabalha sobre as faculdades frágeis da mente, tais como a falta de confiança em si mesmo, o complexo de inferioridade, a falta de força de vontade, a perda de autoimagem positiva, etc. Cria-se uma base adequada sobre a qual se pode utilizar a totalidade das faculdades da mente.
O quinto aspecto do Yoga Nidra desperta nossa consciência das faculdades psíquicas que ocasionalmente se manifestam em nossas vidas; consciência dos diferentes corpos e suas experiências, etc. De fato, o Yoga Nidra é um processo de autodescobrimento. É uma das práticas do yoga que combina três aspectos do Ashtanga Yoga. Começa em Pratyahara, passa por Dharana e termina em Dhyana. É Por isso que é uma técnica muito completa.
Texto retirado de Satsang with Paramahamsa, From satsang by Swami Niranjanananda Saraswati, Ganga Darshan, Munger, 1987-89

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Educando para a Paz em uma nova escola da Rede Municipal

Estamos iniciando nessa semana a implementação do Educando para a Paz em uma nova escola municipal da cidade. O Educando é um projeto de Yoga na Educação do Ganapati que leva o Yoga a centenas de crianças da rede municipal de ensino de Caxias do Sul. 
No Educando os professores recebem aulas de Yoga e oficinas mensais, nas quais aprendem técnicas para realizarem com os alunos, em sala de aula.
Om Shanti.










sexta-feira, 1 de julho de 2016

Quais são os componentes da meditação?

Primeiramente, a meditação é um processo de eliminar o estresse de nossa personalidade. A meditação se transforma em uma técnica de controle do estresse, através da qual são eliminadas as frustrações psicológicas e emocionais.
Logo a meditação se transforma em uma forma de dar foco à mente, concentração. Este é o segundo componente. O estado de concentração é tão sutil, que não é afetado nem pelas distrações nem pelas dissipações dos sentidos. A concentração não é internalização. É somente ter controle dos quatro cavalos selvagens fujões, controlar as rédeas de manas (mente), buddhi (intelecto), chitta (memória) e ahamkara (ego) e dirigi-los para que movimentem no caminho que vocês decidam.
O terceiro componente é o processo de interiorização, mergulhar profundamente na natureza interior para descobrir quais são os componentes básicos de nossa personalidade: os samskaras (impressões mentais profundas), os karmas (efeitos gerados por ações passadas), as influências, as impressões, as bases mentais e psicológicas de nossa natureza emocional sattwa (qualidade da mente superior), a natureza luminosa do ser. E logo, a meditação nos ajuda a superar nossas conexões com o ego. O ser individual é transcendido.
Depois de transcender a individualidade, se experimenta samadhi: absoluta harmonia e equilíbrio. No segundo capítulo do Bhagavad Gita, Arjuna pergunta a Krishna: “Podes descrever como vive, age, caminha, fala, dorme, como e se move uma pessoa realizada?” Krishna lhe responde: “As ações dessa pessoa não são diferentes das nossas. Se move como tu e como eu, come como tu e como eu, dorme como tu e eu, pensa como tu e como eu. A única diferença é que ele superou a dualidade da vida. Inicialmente tudo o que fazermos, o fazemos por nós mesmos e somos o centro do universo, logo, o amor e a compaixão se convertem no centro do universo, e todo o resto gira ao redor disto.”
Esta afirmação indica o progresso da meditação, desde o controle da ira, da frustração, do estresse e das fobias, até o desenvolvimento da autoconsciência, da conexão com a natureza positiva e do descobrimento da paz e da harmonia, para viver uma vida plena, não nos conectando conosco mesmos, mas com o mundo que nos rodeia.
Esta é a importância da meditação na atualidade.
A autorrealização é alcançável, porém não necessária. O que se necessita é a capacidade de controlarmos a nós mesmo de uma maneira melhor. Comecemos por aí. Se podemos aprender a controlar a nós mesmos de uma maneira melhor, talvez vamos descobrir que não necessitamos realizar-nos, que estamos permanentemente nesse estado de realização.

Cultivating Spiritual Awareness, Swami Niranjanananda Saraswati.http://www.yogamag.net/archives/2005/bfeb05/cultivat.shtml

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Havan e canto do Maha Mrityunjaya Mantra

Queridos alunos e amigos, no próximo sábado, dia 02, às 18h30, faremos um Havan (cerimônia do fogo) e canto do Maha Mrityunjaya Mantra (para criar vibrações de saúde e de paz). Esse é um evento aberto, participe!


segunda-feira, 2 de maio de 2016

Oficina de Jala Neti


Oferecemos no dia 30/04 no Ganapati a Oficina de Jala Neti, que é uma técnica de Yoga para limpeza nasal pela condução de água através das narinas. A professora que conduziu a oficina nos conta um pouco sobre a técnica no vídeo acima.

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Formação em Técnicas R.Y.E. de Yoga na Educação

A data da Formação em Técnicas R.Y.E. de Yoga na Educação está se aproximando Emoticon smile! Estamos ansiosos para poder aprofundar e compartilhar com você nossos conhecimentos sobre a aplicação do Yoga no contexto da Educação! Dia 20 de abril é o último prazo para fazer a inscrição com 20% de desconto, aproveite!

Para fazer a sua inscrição, por favor preencha o formulário no link: http://goo.gl/forms/jnXsCsSSsm


terça-feira, 29 de março de 2016

Havan e canto do Maha Mrityunjaya Mantra

Queridos alunos e amigos, no próximo sábado, dia 02, às 18h30, faremos um Havan (cerimônia do fogo) e canto do Maha Mrityunjaya Mantra (para criar vibrações de saúde e de paz). Esse é um evento aberto, participe!