quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Havan e Mahamritjunjaya Mantra no Ganapati

No próximo sábado - 07 de novembro, das 18 às 19h, faremos um Havan (cerimônia do fogo) com o canto do Mahamritjunjaya Mantra (para saúde e paz) no Ganapati. 

Essa é uma atividade aberta e gratuita. Venha participar!!!

Om Shanti!


terça-feira, 6 de outubro de 2015

Artigo: Yoga e promoção da saúde

RESUMO

O objetivo deste trabalho é analisar os sintomas e o estado de bem-estar autodeclarados dos participantes do programa "Yoga e Promoção da Saúde", que consistiu em aulas de hatha yoga, utilizando técnicas corporais e respiratórias e conteúdo ético-filosófico, ministradas a dois grupos de docentes, funcionários e alunos, de uma universidade pública do Estado de São Paulo, entre agosto/dezembro de 2011 e março/junho de 2012. Os participantes preencheram um instrumento adaptado do Measure Yourself Medical Outcome Profile nos momentos iniciais e finais do programa. Dos 20 participantes do Grupo 1, oito preencheram o instrumento e a metade apresentou melhora do sintoma declarado; concernente ao estado de bem-estar houve uma melhora para três deles. No Grupo 2, também com 20 participantes, nove completaram o programa e todos tiveram melhoras nos sintomas autodeclarados e melhora da percepção de bem-estar. Conclui-se que o yoga é uma prática mente-corpo que atua como importante terapêutica para a maior parte das pessoas, bem como promove saúde para a maioria dos praticantes, inclusive ampliando sua capacidade de autopercepção e autocuidado corporal. Porém, destaca-se que não alcança o mesmo efeito positivo para todos que a praticam, como preconizam algumas tradições de yoga.

Palavras-Chave: Yoga; Práticas mente-corpo; Medicina integrativa; Promoção da Saúde; Estilo de vida

Autores: Nelson Filice de Barros, Pamela Siegel, Soraia Maria de Moura, Thaís Adriana Cavalari, Luis Geraldo da Silva, Maria Renata Furlanetti, Andrea Vasconcelos Gonçalves

Veja o artigo completo aqui.

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Havan e Mahamritjunjaya

Nesta sexta (02 de outubro), das 19h40 às 20h, faremos um Havan (cerimônia do fogo) com o canto do Mahamritjunjaya Mantra (para saúde e paz) e Kirtans no Ganapati. Essa é uma atividade aberta e gratuita. Venha participar!!!

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Yoga na Educação

O Projeto Educando para a Paz, que é uma parceria entre professores do Ganapati e psicólogos, segue dando bons frutos. Neste ano duas novas escolas implementaram o Projeto, que consiste em aulas de regulares de Yoga para os professores e oficinas mensais para ensina-los técnicas para fazer diariamente com as crianças. Abaixo uma técnica realizada por uma das professoras com seus alunos e alguns depoimentos dos pequenos, que responderam à pergunta: "Como você se sente quando faz Yoga?"









domingo, 6 de setembro de 2015

Yoga para crianças no Ganapati

No Ganapati, as aulas de Yoga são adaptadas a cada faixa etária e realizadas de forma lúdica e livre de competição!
No dia 04 de setembro uma das professoras do Ganapati, a psicóloga e pesquisadora Andrea Lovato Ribeiro, fez uma palestra para cerca de 100 alunos de psicologia da Universidade de Caxias do Sul (UCS), sobre o tema "Práticas Integrativas e Complementares e a meditação na prevenção, promoção à saúde e na clínica". Além da parte teórica, os alunos vivenciaram técnicas corporais, respiratórias, de relaxamento e de meditação.




segunda-feira, 6 de julho de 2015

Regularidade - Nossa ITIE do mês de julho de 2015


“Ser regular em uma base diária é levantar-se, ir para a cama, fazer as refeições e fazer o nosso sadhana nos mesmos horários. Há um tempo para a atividade física e um tempo para a atividade mental. Estabelecemos essa rotina na vida. O guru nos dá o exemplo perfeito. No gurukul, o ashram do guru, vemos que tudo funciona como um relógio. O próprio guru é tão disciplinado e regular, que permite a todos e a cada um entrar em uma rotina regular, e estabelecer a regularidade.”

Sw. Sivamurti


“O homem evolui rapidamente por práticas regulares. Aprenda suas lições da natureza. Observe como as estações do ano rodam com regularidade. Observe como o sol nasce e se põem, como a monção vem, como as flores florescem, como as frutas e legumes brotam, como a revolução da lua e da terra ocorrem, como os dias e noites, semanas, meses e anos se passam! A natureza é o seu Guru e guia. Os cinco elementos são o seu preceptor e professor. Tenha hábitos regulares em todas as esferas da vida. Seja regular em ir para a cama e levantar-se de manhã cedo. Seja sempre muito regular em suas refeições. Seja regular em seus estudos, em seus exercícios físicos, em sua meditação, e você terá uma vida de muito sucesso e feliz.”
Sw. Sivananda

Prática do mês

Escolha uma das cápsulas yóguicas do Swami Niranjananda Saraswati (abaixo) e procure pratica-la entre 4 e 6 vezes por semana nas próximas quatro semanas. lembre-se que o objetivo é desenvolver a regularidade! Portanto escolha um local calmo e tranquilo, e procure fazer a sua prática sempre lá. Escolha também um horário que seja possível manter ao longo do mês (por exemplo, ao acordar - antes do café da manhã, antes de dormir, no final da tarde - logo que chega em casa, ...).
1) Asanas:
Tadasana
Tiryaka Tadasana
Kati Chakrasana
Surya Namaskara (3 a 5 voltas)

2) Nadi Shodhana Pranayama (no estágio que você conhece/pratica, em caso de dúvida converse com um dos professores)

3) Mantras Matinais
Maha Mritiunjaya
Gayatri
Durga Path

4) Revisão do dia: antes de dormir repasse o seu dia de trás para frente, identificando os momentos de tensão, ou aqueles que você acha que poderia/deveria ter se comportado de de forma diferente. Veja aquela situação acontecendo de forma mais harmoniosa, como vocês poderia/deveria se comportar se ela se repetisse. Prossiga até chegar no momento em que você acordou.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Canto do Mahamritjunjaya

Neste sábado (04 de julho), das 18h30 às 19h45min, faremos o canto do Mahamritjunjaya Mantra (para saúde e paz) e Kirtans no Ganapati. Essa é uma atividade aberta e gratuita. Venha participar!!!

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Serenidade - Nossa ITIE do mês de junho de 2015

“Serenidade significa estar em paz consigo mesmo, estar calmo, imperturbável, tranquilo. Esta habilidade vem quando deixamos de lado nossas expectativas. Eventualmente, deixamos partirem todas as reações que vem à mente devido às expectativas que temos sobre os eventos, atividades, pessoas, e vida. Geralmente temos muitas expectativas de nós mesmos, e dos outros, e quando elas não são cumpridas acontece uma reação interna. Serenidade é o fundamento das demais ITIES. Serenidade é estar tranquilo no seu interior. Serenidade surge quando uma mente quieta nos conecta com os aspectos profundos da nossa consciência.”
Sw. Sivamurti








“Serenidade é a calma e frieza da mente. É uniformidade de temperamento. Serenidade não vem em um dia ou uma semana. Vem quando você controla os desejos e ânsias que sempre produzem inquietação. Serenidade é como a superfície de um lago parado. Serenidade é como uma rocha; ondas de irritação podem colidir com ela, mas não podem afetá-la.”

Sw. Sivananda   







Experimente aqui a prática de Pratyahara recomendada pela Swami Sivamurti para desenvolver a Serenidade: Prática para Serenidade


A prática das 18 ITIES do Swami Sivananda, segundo a Swami Sivamurti


Caros alunos, estamos retomando a prática das 18 ITIES do Swami Sivananda no Ganapati!

O Swami Sivananda propôs, como método de desenvolvimento pessoal, que os aspirantes deveriam se aperfeiçoar em 18 características (as ITIES – em português seriam DADES): serenidade, regularidade, ausência de vaidade, sinceridade, simplicidade, veracidade, equanimidade, firmeza, não-irritabilidade, adaptabilidade, humildade, tenacidade, integridade, nobreza, magnanimidade, caridade, generosidade e pureza.

A forma de realizar esta prática é tomar uma das características por mês (a ordem é importante, pois cada uma vai dando suporte para a seguinte) e:
  • iniciar o dia pensando: hoje vou estar atento a esta característica, e relembrar o que ela significa e como se aplica;
  • ao final do dia fazer um balanço sobre como ela se aplicou, e em que situações ela podia ter sido melhor trabalhada.
Isso se repete durante todo o mês. No mês seguinte a prática seguinte é selecionada, e assim sucessivamente, por 18 meses. Ao final do período você deve ter tido uma evolução significativa nas 18 características, e o ciclo é retomado aprofundando um pouco mais cada uma delas …

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Havan e Mahamritjunjaya

Neste sábado (06 de junho), das 18h30 às 19h45min, faremos um Havan (cerimônia do fogo) com o canto do Mahamritjunjaya Mantra (para saúde e paz) e Kirtans no Ganapati. Essa é uma atividade aberta e gratuita. Venha participar!!!

domingo, 12 de abril de 2015

Curso de Meditação: Kaya Sthairyam

Curso de Meditação Kaya Sthairyam no Ganapati! 
Aberto para todos: alunos, praticantes de yoga, ou interessados.


Oficina de produtos de limpeza ecológicos

No Yoga, acreditamos que a nossa saúde e bem estar dependem muito do que colocamos para dentro do nosso corpo. Isso inclui o que comemos. o que lemos, o que assistimos na televisão, as conversas que temos, as pessoas com as quais convivemos, etc.
A forma como cuidamos da nossa casa, incluindo a limpeza, também reflete como nos sentimos nela e o quanto esse espaço no qual passamos tanto tempo das nossas vidas é um local que nos proporciona sentimentos de segurança e aconchego. No sábado dia 11/04 uma das professoras do Ganapati ensinou um grupo de adolescentes e jovens adultos de um grupo escoteiro da cidade uma forma mais "consciente" de fazer a limpeza: utilizando produtos caseiros, biodegradáveis, que não prejudicam a nossa saúde e nem o meio ambiente. Veja as fotos:

https://plus.google.com/photos/114938860645031300170/albums/6136882268992697953?authkey=CLv2obTam4jNvgE